sexta-feira, abril 30, 2004

Aos Filhos

Domingo que vem é Dia da Mãe!
Quando nos apercebemos que está próximo vem-nos aquele sentimento absurdo (e já vão perceber porque digo isto) de que todos os dias são Dia da Mãe, que é apenas uma atitude consumista, uma forma de explorar ainda mais as nossas carteiras.
Não deixa de ter o seu fundo de verdade mas está nas nossas mãos mudar esta sensação.
Não há Mãe que não valorize ao extremo este dia. É aquele dia em que sentimos que toda a gente se lembra de nós, apesar de se deverem lembrar todos os dias. É aquele dia em que recordamos com quase tanta intensidade o nascimento dos nossos rebentos como recordamos no dia do aniversário deles; em que planeamos um dia diferente de todos os outros do ano; em que temos vontade de acordar bem cedo, apesar de ser domingo, e esperamos que o dia não acabe mais.
É neste dia que nos recordamos dos tempos de escola em que fazíamos a prenda para a Mãe e os nossos olhinhos brilhavam enquanto a nossa Mãe abria a prenda e, com o sorriso mais lindo do Mundo, ela dizia que era lindo o que nós tinhamos feito com as nossas próprias mãos.
É por isso que este dia é especial e é por isso que temos que lhe dar valor. Porque a melhor prenda que podemos receber é a que é feita com o engenho e arte dos nossos Filhos.
Lembrei-me, então, de vos sugerir que façam vocês mesmos o Presente para a Mãe. Esqueçam as Perfumarias, as Discotecas, as Livrarias ou as Boutiques e passem numa Papelaria, comprem uma cartolina bem bonita, uns lápis de cor ou de cera, o material mais giro que encontrarem e metam as vossas mãos e a vossa imaginação a funcionar. Voltem a ser Crianças e façam a vossa Mãe feliz!
E aqueles que ainda tiverem Avós não as esqueçam. Elas são as nossas primeiras Mães. São elas que ensinam as nossas Mães a serem Mães. Também devem ser recordadas neste dia e também merecem um Miminho especial.
Ah! No Domingo saiam da toca mais cedo (mesmo que tenham de fazer directa) e preparem o pequeno-almoço para a Mamã, sim? ;)