quinta-feira, março 31, 2005

Transplante de Medula

"Um bebé de cinco meses residente em Vila Nova de Anha, Viana do Castelo, precisa de um transplante da medula óssea devido a um problema que os especialistas consideram ser "muito pouco comum" naquela idade.
O ser humano em causa é o Tiago, um bébé lindo que precisa urgentemente de um transplante de medula.
O Tiago nasceu a 8 de Outubro de 2004 e, como contou à Agência Lusa o tio, Carlos Barros, passados dois ou três meses, "começou a vomitar tudo o que ingeria", tendo sido encaminhado para o Hospital Pediátrico D. Maria Pia, no Porto, onde, depois da realização de vários exames, lhe foi diagnosticada uma anomalia na medula, que impede a normal produção de glóbulos brancos.
No dia 7 de Abril irá sujeitar-se a uma operação em Paris, mas os dadores foram os pais e teme-se que seja rejeitado, pois a compatibilidade a existir é de cerca de 50%.
Entretanto, e para a eventualidade de esta primeira tentativa fracassar, está já a decorrer na região uma campanha de recolha de possíveis doadores de medula óssea para o Tiago, prevendo-se para breve a deslocação a Viana do Castelo de uma equipa do Centro de Histocompatibilidade do Norte para a realização das análises ao sangue."Quantas mais pessoas se disponibilizarem mais hipóteses há de se encontrar um doador compatível. Por isso, apelo à boa vontade de todos que possam ajudar, porque com um gesto que não custa nada podem salvar a vida do meu sobrinho", disse Carlos Barros.
As estatísticas dizem que as possibilidades de se encontrar um dador compatível são de uma em 100 mil, mas Helena Alves sublinha que, muitas vezes, nem em 2,5 milhões de candidatos se consegue encontrar, sobretudo quando se registam "misturas genéticas" dos ascendentes. Doadores da mesma região têm mais hipóteses. Acrescenta que as hipóteses são maiores quando os potenciais doadores são da mesma região do paciente, onde podem ser encontrados laços de consanguinidade. A medula é um tecido esponjoso que preenche a parte central dos ossos e que é, essencialmente, o órgão produtor das células sanguíneas, entre as quais as brancas, cuja função é proteger o organismo contra infecções, atacando e destruindo os germes. "Se o organismo não tiver células brancas a funcionar, uma simples constipação ou outra qualquer infecção corriqueira pode ser fatal", explicou Helena Alves.
Toda a movimentação de solidariedade em torno de mais este caso será porventura de grande esperança para o Tiago."

Escrito por Espectro #999 em 29/03/05 no Ser Humano.

Apelo à malta do Norte que se informem e se unam em torno do apoio ao Tiago!

<$BlogItemCommentCount$> pacotinhos:

Enviar um comentário

<< Voltar